Esta es la juventud del Papa

Esta es la juventud del Papa

giovedì 3 settembre 2009

Na cama com o inimigo

È comum encontrar pessoas cansadas porque não conseguem dormir direito. Um repertório de conhecidos lamentações: tive uma noite daquelas; passei a noite girando na cama; esqueci de comprar o rimédio para dormir; a criança ao lado que chora; o doente mental que bate no armário; a fome do dia, a falta de paz interior; o vizino com o audio alto…Ufa, todas realidades estas e outras mais, que nos acompanham e perturbam nosso descanso noturno.
Todos temos “inimigos”, eles são parte da nossa vida, são como o ar que respiramos, eles fazem possível a nosssa existência. O que não pode acontecer é permitir que eles ganhem a batalha por causa da nossa incapacidade de controlá-los emocionalmente.
Deus nos pensou como um todo, com tempos para tudo, separando o dia da noite, para que com inteligência cada um pudesse organizá-los com equilibrio.
Mas como os “inimigos” são muitos e diferentes para cada individuo, melhor não ficar individualizando-os porque poderiam ficar de fora alguns que são muito súdolos, que se escondem no silêncio misterioso e são os mais perigosos, os que envenenam, envergonham e matam.
Vou contar algumas decisões que eu tomei para não dormir mais com os inimigos e desfrutar de melhor sono, sem precisar recorrer ao uso dos entorpecentes ou coisas parecidas, que estimulassem o sono, embora nem sempre tenham sido totalmente eficazes e são as seguintes:
Certa feita um amigo, depois da sua visita a Lourdes (França), lugar das aparições de Nossa Senhora, presenteou-me com uma garrafinha de água daquele abençoado lugar das aparições. Falou-me: “trouxe para você, é uma pequena lembrança, espero que ela sirva de guia de noite e de dia.”- Obrigado, disse-lhe, seu gesto não tem preço. Desde esse dia até hoje nunca mais abandonei a garrafinha e aonde eu vou ela vai comigo na minha bagagem, e de noite ela fica sempre bem protegida em minhas mãos ou debaixo do meu travesseiro. Assim ela foi tomando o lugar daqueles que só estavam aí para encomodar.
Outro recurso, também muito oportuno para quem acostumou a dormir com o inimigo, que deixa-o muito irritado, mal humorado ao despertar, cansado, raivoso etc., è ter ousadia para livrar-se deles antes. Mas como livrar-se antes? Vejamos, você pode apagar o seu dia ficando uns minutinhos consigo mesmo, sem ruidos, para escutar, sim, os ruidos do silêncio profundo; para sentir as batidas do seu coração, sentir como o mesmo está em perfeita harmonia, e assim pensando procura levar sua atenção até dormir.
Mas, se ainda continuar a insônia, saia do seu “mundo interior” e dê uma olhadinha nas coisas que ocupam todos os espaços do quarto de dormir: a TV, o audio, celular, o notebook… Não sou daqueles que colocam culpas nesses instrumentos a ponto de pensá-los como inimigos; para muitos são verdadeiros soníferos, indispensáveis para fugir da solidão. Mas se percebes que eles estão perturbando sua paz, até não poder dormir, então uma ótima coisa é deixá-los fora. Se a TV, por exemplo, incomoda, nem pense de fazer uma doação aos pobres; para eles também lhes fará mal, simplesmente livre-se dela, tirando-a de dentro do quarto ou da sua cabeça. Se com o seu notebook você precisa ver o último pedaço do filme, ou aquelas imagens que não conseguiu ver no seu lugar de trabalho, então você vai acabar longe demais e termina dormindo com o inimigo; acredito até que vai sentir gosto momentâneo, porém outra vez vai acordar cansado e sem graça.
Depois disso tudo, se o inimigo continua em sua companhia e a insônia o atormenta mais e mais, levante-se, faça tudo com muito cuidado para não encomodar os que dormem serenamente, fique atento para não derrubar coisas, querendo chamar a atenção sobre você e se compadeçam. Abandone o quarto, tome um tempo, pense sobre aquilo que havia rezado ao iniciar seu dia e se não havia rezado nada, então escreva nessa hora uma prece, depois medite-a por alguns momentos, deixando-se levar até o mais profondo de você e logo volte a dormir.
Se depois de ter passado por varios exercícios desses, repetidos muitas vezes em dias sucessivos, e tudo continua igual, então deixe todos os seus inimigos sobre a cama, va diante de um espelho, e fique por um tempo olhando fixamente a imagem que ele reproduz, observe se a imagem é a sua ou do seu inimigo. Aos poucos sentirá dentro de você uma voz dizendo mais ou menos isso: -Cara, como você está mudado, não estará trabalhando demais?…Você “tá” ficando louco… Acabe logo com isso, viu!
Você quer dormir em paz e viver bem seus anos, procure não dormir com eles, “os inimigos”. Tome conhecimento deles e livre-se antes de deitar.
Amanhã tem mais no meu blog… espero você lá. Até amanhã.

Nessun commento:

Posta un commento