Esta es la juventud del Papa

Esta es la juventud del Papa

martedì 27 ottobre 2009

Comunidade fraterna

“Eu já não chamo vocês de empregados, pois o empregado não sabe o que seu patrão faz; eu chamo vocês amigos, porque eu comuniquei a vocês tudo o que ouvi de meu Pai. Não foram vocês que me escolheram, mas fui eu que escolhi vocês. Eu os destinei para ir e dar fruto, e para que o fruto de vocês perseverara. O Pai dará a vocês qualquer coisa que vocês pedirem em meu nome. O que eu mando é isto: amem-se uns aos outros”. Eu mesmo dei a eles a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um... Quer que estejamos sempre com Ele no Céu. Pai aqueles que tu me deste, eu quero que estejam comigo onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória que tu me deste, pois me amaste antes da criação do mundo.” ...Jesus pede ao Pai especialmente por nós. “Eu peço por eles. Não peço pelo mundo, mas peço por aqueles que me deste porque são teus.” Pai Santo, guarda-os em teu nome...! Atos. 15,23.

Amigos no senhor em comunidade
Nossa atitude na comunidade, diante do Senhor, deve levar-nos à sua presença com humildade. Em sua presença perguntar-nos se estamos em sintonia com Ele e que é mesmo que Ele quer de nós? O mais característico de Jesus é sua total sintonia com o Pai. Passa a vida feliz por fazer a sua vontade. Isto é, portanto, o que deve acontecer também conosco. Transmitir os valores simples, com o coração indiviso, em sintonia com o Pai. Jesus com os 12 apóstolos estabelece uma importante relação de amizade, são seus amigos. Jesus vai ao seu lado, caminha com eles. A amizade de Jesus com os doze é sincera, duradoura é fiél. Pede ao Pai por cada um deles para que ninguém fique excluido e que todos se salvem.
Os sofrimentos e as dificuldades fazem parte da vida da gente. As predileções de Jesus, hão de ser também as nossas. Quais são: crianças abandonadas, pobres, doentes... pessoas nas crises, longe de Deus. As predileções são verdadeiras quando nascem no amor só assim não exclue ninguém. O nosso seguimento especial a Cristo, como consagrados, se dá em comunidade. Todos conhecerão que somos de Cristo, quando damos prova de que nos amamos. Temos que trabalhar a fim de construirmos comunidades que vivem em comunhão, como verdadeiros amigos que colocam tudo em comum.
A Vida Religiosa é necessariamente comunitária. Na vida comunitaria não faltarão os desafios, os conflitos, as dificuldades etc. Comunidades perfeitas ou ideais, não existem, é preciso tomar consciência dessa verdade. As vezes a comunidade é uma beleza, mas as vezes è uma grossa dificuldade. È sabido que. Nosso exemplo, testemunho de fraternidade tem que ser atraente para os outros. È muito importante saber tratar-nos bem, valorizar as pessoas, sem que ninguém se sinta excluido, ter a capacidade de captar as necessidades de cada um. A maior riqueza comunitaria e que não pode faltar são os momentos para a oração comunitaria e pessoal. Aqueles que compartem nosso dia a dia, ficam edificados com nossa maneira de viver e do modo como nos tratamos? E, Jesus, estará contente com nossa vida comunitária?
O que não è comunidade: a comunidade não è comodidade. A comunidade não são as casas, nem são as atividades. A comunidade não é feita de momentos e orários, eles são indispensáveis, são necessários, mas não fazem a comunidade. A comunidade não è um slogan ou teoria. Não è um lugar de onde eu vivo.
O que è a comunidade: comunhão e participação, è família, é vida em movimento, é diálogo fraterno, é amor fraterno, é doação. A comunidade é o lugar aonde eu vivo. A comunidade é lugar de abandono por amor, é lugar para crescermos juntos, aonde se vive a vida alegremente. È o lugar aonde as pessoas transmitem valores com serenidade, abre caminhos de esperança. È o lugar aonde se encarna o evangelio para traduzí-lo na ação do cotidiano. A alegria do cotidiano è estar fezizes por saber de estar fazendo aquilo que Deus quer e isso nos solidariza com os que mais sofrem.
A comunidade são as pessoas, elas, eu … somos … a COMUNIDADE.

Nessun commento:

Posta un commento